Antes de pensar em como se preparar para a Black Friday é essencial entender o contexto que vivemos e se atualizar sobre o comportamento do consumidor.
Em publicação recente, a EXAME apresentou resultados da pesquisa do Google sobre intenção de compra na Black Friday. As buscas pelo termo Black Friday no Brasil aumentaram em 24% no primeiro semestre deste ano. Os segmentos de varejo que mais cresceram em buscas foram: alimentos, perfumaria e cosméticos, games, automotivo, livros.
Em julho de 2023, 1.846 brasileiros pesquisados disseram ter como prioridade a compra dos seguintes itens: roupas e acessórios, calçados e eletrodomésticos. Além disso, a pesquisa identificou que os consumidores consultam em média 6 canais antes de efetuar compra e metade deles ainda não têm não tem varejista, marca, ou produto/modelo definido. O que reforça a queda de fidelidade a marcas e a consequente oportunidade para que pequenas e médias empresas possam ter a chance de ampliar a sua base de clientes.
Ao que parece, os ventos parecem soprar a favor para muitos... Acontece que a Black Friday tem por característica a redução significativa nos preços. Mas como os últimos meses não têm sido nada fáceis para o varejo, a prática de liquidação e ofertas bastante agressivas de descontos já estão no ar há bastante tempo.
Se já parece que estamos em plena Black Friday há meses, o que fazer para se destacar quando novembro chegar?
A resposta é RELACIONAMENTO & BRANDING.
Abaixo apresento algumas estratégias que podem ser úteis para você ou para sua empresa se preparar para a Black Friday.
Black Friday segmentada
Baixar muito mais os preços para todos os clientes não parece ser o caminho.
Mas quem disse que precisa ser assim? Que tal pensar em “Black Fridays” segmentadas por grupo de clientes? Assim você consegue aumentar o volume de vendas total, resgatar clientes inativos, aumentar o número de produtos por atendimento. Pode também conquistar novos cliente se conseguir estruturar uma estratégia de prospecção de clientes baseada em look alike ou em ações de member get member, onde pode ganhar algum benefício tanto quem indica quanto quem é indicado.
Sustentabilidade & Branding
Se a sustentabilidade é de fato algo core para sua marca, que tal fechar na Black Friday? Foi o que fez a loja REI de esportes outdoor norte-americana. Campanha premiada em 2015 em Cannes, #OptOutside conseguiu unir propósito de marca à estratégia de marketing.
Já pensou o buzz marketing em torno deste feito? A quantidade de mídia espontânea por conta de um movimento como esse? No caso da REI foi isso que aconteceu.
Imagine também a satisfação dos funcionários das lojas – e o impacto no employer branding – tendo um dia de folga em plena Black Friday.
E, claro, imagine o impacto nas vendas – as pessoas que já conhecem a marca podem antecipar suas compras. E muitos novos consumidores podem chegar depois da Black Friday pela repercussão positiva na mídia.
Mas lembre-se: você não é todo mundo - como já dizia sua mãe [tem artigo sobre o tema aqui]. Só faça isso se realmente tiver a ver com a sua essência e sua verdade de marca. Caso contrário, a autenticidade da ação não será reconhecida pelo consumidor.
Criatividade nas ativações de marca
Capriche na produção de eventos – presenciais e/ou digitais – e na produção de conteúdo que divirta e que sejam úteis. Que valham o tempo o tempo do consumidor. Que seja uma experiência memorável e afetiva com sua marca, para que ele queria voltar depois da Black Friday e ainda trazer mais gente com ele, por recomendação positiva da sua marca. E pela repercussão gerada pela sua ativação de marca.
Conclusão
Black Friday não precisa ser tempo apenas queimar margem e valor financeiro da sua empresa. Precisa ser tempo de estreitar relacionamentos, atrair novo público, e proporcionar experiências positivas e memoráveis, ampliando a percepção do cliente em relação ao valor da marca. É isso que vai fazer você vender mais, melhor e por mais tempo, reduzindo a sua relação de dependência com a Black Friday.
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